07/12/14

O Doutor Jivago

O Doutor JivagoO Doutor Jivago by Boris Pasternak
My rating: 3 of 5 stars

As primeiras cento e tal páginas do livro prenderam-me, situaram-me, encantaram-me.

Depois, e apesar da escrita com lampejos poéticos belíssimos, a história começa a “desfigurar-se”, mais concretamente a história das personagens que seguíamos com interesse, para dar lugar à História maior da Rússia. Os traços caracterizadores das personagens permanecem incompletos para dar lugar às pinceladas bruscas que preenchem a tela da identidade russa (política, social, artística, natural) que emerge em toda a sua força relegando para segundo plano Iuri Jivago, Lara, Tonia, Antipov/ Strelnikov…

Quase me sinto culpada por não ter apreciado o livro para além das três estrelas mas depois ocorrem-me as palavras de Nabokov (exageradas, é certo, mas que acentuam na sua crueldade um pouco da impressão que me ficou…) sobre “O Doutor Jivago”:

"Doctor Zhivago is a sorry thing, clumsy, trite and melodramatic, with stock situations, voluptuous lawyers, unbelieveable girls, romantic robbers and trite coincidences."


View all my reviews