04/11/14

Jack, o Estripador - Retrato de um Assassino

Jack, o Estripador - Retrato de um Assassino (Grandes Narrativas, #230)Jack, o Estripador - Retrato de um Assassino by Patricia Cornwell
My rating: 2 of 5 stars

Patricia Cornwell apresenta na obra “Jack, o Estripador – Retrato de um Assassino”, o que eu considero ser apenas “mais uma” teoria acerca da identidade de Jack, o Estripador.
Não apreciei a estrutura narrativa do livro que pretende ser um “documento” em que se deslinda a identidade do homem que cometeu a série de assassínios brutais no East End de Londres (e possivelmente noutros locais) a partir de 1888… As ideias, os factos, as asserções por vezes não têm grande ligação entre si, sendo introduzidos um pouco ao acaso (ou pelo menos assim parece…).
Este deveria ser um livro com um ritmo bem mais cadenciado do que aquele com que me deparei e deveria apresentar novos dados absolutamente convincentes que provocassem no leitor a desconfortável sensação de que um mistério com mais de 100 anos tinha finalmente sido desvendado contudo, na minha opinião, o ritmo é irregular e a autora faz demasiadas suposições, utiliza demasiadas vezes a expressão “não sei” o que me parece uma clara inconsistência para quem afirma no fim da obra “… ele foi apanhado.”.
É certo que são revelados alguns interessantes dados “físicos” relativos, por exemplo, às marcas de água dos papéis de carta utilizados pelo estripador nas cartas enviadas à polícia e jornais que, por coincidência ou não, correspondem aos utilizados pelo pintor Walter Richard Sickert, o Jack, o Estripador de Patricia Cornwell. Mas depois há tantas suposições, tantas conjecturas, tantas hipóteses sem base suficientemente sólida que não consegui “agarrar” esta teoria.
Já tive acesso a várias teorias a respeito da identidade de Jack, o Estripador e esta revelou-se como apenas mais uma que, muito honestamente, não me convenceu.



View all my reviews