22/11/14

Crimes

CrimesCrimes by Ferdinand von Schirach
My rating: 4 of 5 stars

11 histórias.
11 crimes.
11 culpados?

Nem sempre o que parece é e Ferdinand Von Schirach demonstra-o com simplicidade e de forma magistral. Por detrás de um crime há sempre uma história. Nem sempre linear. E há pessoas. Vítimas e carrascos.

Uma das histórias que mais me comoveu foi “Verde”, o relato dos estranhos crimes perpetrados por um jovem esquizofrénico que quando olhava para as pessoas via números. Literalmente. E ele, Philipp, como se via a si próprio?

“No final da visita Philipp acompanhou-me até ao portão. Nesse momento já só era um rapazinho solitário, triste e acossado pelos seus medos. Foi então que disse: - Tu nunca me perguntaste qual é o meu número.
- É verdade. E então que número és tu?
- Verde – disse, e, virando-se, começou a andar de regresso à clínica.” (P. 150)

A leitura deste livro foi mais um passo dado na minha convicção de que é impossível captar na totalidade a essência da natureza humana. Afinal, o que somos nós?


View all my reviews