26/11/14

A Pirâmide

A PirâmideA Pirâmide by Ismail Kadare
My rating: 2 of 5 stars

“A Pirâmide” de Ismaïl Kadaré relata as circunstâncias e motivações que impulsionaram a construção da maior e mais antiga das três pirâmides de Gizé, a Pirâmide de Quéops.

Bem sei que o intuito do autor não era propriamente explorar a questão histórica (que para mim teria sido tão mais interessante…), mas sim revelar a construção da pirâmide como o fruto de um regime totalitário que dominava em absoluto as vidas dos egípcios, condenando-os a uma inescapável forma de escravidão (gerações atrás de gerações atrás de gerações…).

O período de 20 anos que demorou a edificação da Pirâmide de Quéops representou um espaço de tempo avassalado por um histerismo colectivo sem precedentes com constantes denúncias sobre hipotéticas conjuras contra o Faraó e consequentes punições caraterizadas por uma crueldade sem limites…

Apesar do potencial inerente à ideia base, o autor não consegue harmonizar o texto de forma a tocar o leitor. A narrativa é estanque, muitas vezes desinteressante (o que para mim é inédito no que toca a um tema que me é caro…) e Kadaré parece escrever para si próprio. Não há uma verdadeira partilha com o leitor ou pelo menos eu não a senti.


View all my reviews